Parceiros

Expandindustria – Estudos, Projectos e Gestão de Empresas, S.A.

INESC TEC

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UP

Expandindustria, S.A.

Impelida por uma necessidade de um permanente esforço de inovação, a Expandindústria desde início endogeneizou esta atividade como de importância estratégica para a sua sustentabilidade, incorporando-a na sua organização com um departamento com identidade (radar de inovação) e vertendo-a num dos seus princípios operacionais: a inovação e a criatividade são soluções para o seu sucesso.

A sua atividade de I&D tem sido suportada por uma lógica económica assente na retenção de uma significativa fatia dos seus resultados anuais afetos a essa atividade, em valores que nos últimos cinco anos representam aproximadamente 900.000,00 euros e apoiada por uma rede de parcerias estratégicas, como diversas entidades do ensino superior e do sistema científico e tecnológico (Universidade de Coimbra, Centro Tecnológico do Calçado, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique), associações empresariais (APICCAPS – Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos, CCIPD – Câmara do Comércio e Industria de Ponta Delgada, CCAH – Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, ACIF – Associação Industrial e Comercial do Funchal) e empresas de excelência dos mais diversos sectores. Como resultado desta atividade destacamos os seguintes projetos:

De iniciativa e promoção própria:

– STAR – criação de rede de suporte

– SIGA – Sistema Integrado de Gestão e Administração

– SICAPE – Sistema Integrado de Gestão da Cadeia Logística e da solução de Empresas dos sectores do calçado e da confeção

– SIAMES – Sistema Integrado de Apoio e Monitorização do Ensino Baseado na Simulação Empresarial

– EBS – Executive Balance Scorecard

– SCN – Scorecard Navigator

Em parceria/consórcio com outras entidades nacionais:

– FACAP – Fábrica de Calçado do Futuro

– FATEC – Fábrica de Alta Tecnologia para o Calçado SHOEMAT

– Materiais Inovadores para o Calçado NEWLK

– Materiais, Componentes e Tecnologia para Calçado do Futuro

– SAIIC – Sistema Avançado de Informação para a Indústria do Calçado SADECIC

– Sistema Avançado para a Dinamização Eletrónica do Comércio e das Comunicações na Indústria do Calçado

Em parceria/consórcio com entidades internas, que se consubstanciaram em diversos produtos incorporados no portefólio da Expandindústria e já registados como marca própria, a saber:

– SIGA – Sistema Integrado de Gestão e Administração

– SIGAGPN – Sistema Integrado de Gestão de Processos de Negócio

– SIGAGIC – Sistema Integrado de Gestão das Comunicações

– SIAMES – Sistema Integrado de Apoio e Monitorização do Ensino da Simulação Empresarial

– SAIIC – Sistema Avançado de Informação para a Indústria do Calçado

– GIIM – Gestão Integrada de Informação em Multimédia

– EBS – Executive Balance Scorecard SCN – Scorecard Navigator

De primordial importância para a Expandindústria releva o SIAMES, não só como o que a lançou para a internacionalização, mas também como aquele que permitiu que, por sua iniciativa, se tivesse concretizado o projeto pioneiro de certificação internacional de qualidade de uma unidade curricular no ensino superior (A Simulação Empresarial) e que justificou já o lançamento de três teses de doutoramento no Departamento Didático e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro.

Com a inclusão das soluções IPBRICK em 2018 a Expandindustria tem como objetivo que este leque de soluções continuem a ser uma referência no desenvolvimento de plataformas de comunicações empresariais. Para isso a Expandindustria tem como estratégia uma forte aposta em recursos humanos altamente especializados, capazes de criar produtos diferenciadores num mercado onde a competitividade predomina.

Durante os próximos três anos as áreas de investigação prioritárias vão continuar a centrar-se nas Comunicações Unificadas, Correio Eletrónico e Ferramentas Colaborativas, e Gestão de Processos/Documentos e Rede Social Corporativa. Nesse sentido, o projeto SIGIPRO faz parte dessa estratégia ao investigar e inovar na integração numa destas áreas prioritárias de técnicas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Georreferenciação. A Expandindustria vai aumentar o investimento em investigação fazendo-o crescer até 15% da sua faturação.

A Expandindustria quer manter um percurso iniciado há muitos anos, com uma contínua aposta na inovação de forma a fazer crescer as soluções das suas marcas, neste momento com particular enfase para a marca IPBRICK e todos os produtos criadas debaixo dela.

A Expandindustria não tem dúvida nenhuma que a conquista de uma presença internacional mais forte para a marca IPBRICK, passa por apostar em recursos humanos de qualidade para a sua equipa de I&D, que sejam capazes de desenvolver soluções inovadoras que podem conseguir captar ou atrair novos clientes e novos mercados.

INESC TEC

INESC Tecnologia e Ciência é um Laboratório Associado, associação privada sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública, tendo como associados a Universidade do Porto, o INESC e o Instituto Politécnico do Porto. Com sede no Porto e polos em Braga e Vila Real, o INESC TEC agrega 12 Centros de I&D e 1 Unidade associada com competências complementares e vocacionadas para o mercado internacional.

No INESC TEC o saber e os resultados gerados na investigação fundamental são tipicamente aplicados em projetos de transferência de tecnologia, garantindo relevância social acrescentada e imediata.

RECURSOS HUMANOS

O INESC TEC Laboratório Associado acolhe atualmente 800 colaboradores, distribuídos entre Investigadores de instituições do Ensino Superior, Investigadores Contratados, Pessoal de Apoio Técnico e Administrativo, Bolseiros e Estagiários. É de destacar o número de investigadores doutorados: 300, dos quais 250 doutorados integrados.

De realçar também o apelo do INESC TEC além-fronteiras: 40% dos nossos estudantes de doutoramento são estrangeiros.

MISSÃO

Executar tarefas de I&D em áreas específicas, gerando ciência e tecnologia internacionalmente competitivas.

Funcionar como um interface eficaz entre a universidade e empresas, instituições públicas e serviços, através de contratos de investigação, transferência de tecnologia, consultoria especializada e formação avançada.

Contribuir ativamente para o desenvolvimento da ciência portuguesa e do sistema de ensino superior, promovendo a sua contínua adaptação às necessidades sociais.

ATIVIDADES

A sua atividade visa a Investigação Científica e o Desenvolvimento Tecnológico, mas também a Consultoria e Formação Avançada, bem como a Transferência de Tecnologia e o Lançamento de Novas Empresas de Base Tecnológica.

ÁREAS DE TRABALHO

Telecomunicações e Multimédia

Sistemas de Energia

Sistemas Empresariais

Sistemas de Informação e de Computação Gráfica

Fotónica Aplicada

Robótica e Sistemas Inteligentes

Engenharia Biomédica

Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo

Inteligência Artificial e Apoio à Decisão

Sistemas Computacionais Avançados

Engenharia e Gestão Industrial

Sistemas de Software Confiável

Sistemas Computacionais Embebidos e de Tempo Real

 

 

FACULDADE DE CIÊNCIA da UP

A Universidade do Porto (UPORTO) integra o consórcio através da participação direta da sua Unidade Orgânica Faculdade de Ciências da UPORTO. A Universidade do Porto é uma Fundação Pública, englobando diversas Unidades Orgânicas que estão dotadas de autonomia administrativa e financeira, conforme previsto no artigo 15º dos Estatutos da Universidade do Porto.

Universidade do Porto (UPORTO, www.up.pt) é a segunda maior universidade de Portugal e uma das mais prestigiadas instituições de ensino e investigação no país: conta com mais de 30.000 estudantes (cerca de 6.000 de países estrangeiros), 2.400 docentes e investigadores (89% com Doutoramento) e cerca de 1.600 colaboradores (não docentes e não investigadores).

Composta por 14 faculdades: Arquitetura, Ciências, Ciências Biomédicas, Engenharia, Medicina e Medicina Dentária, Ciências da Nutrição, Farmácia, Psicologia, Desporto, Direito, Economia, Letras e Artes. A UPORTO mostra um perfil institucional diversificado, no quadro da sua missão de criar conhecimento científico, cultural e artístico, através da Educação/Formação, assentes na Investigação, valorização do Conhecimento social e económico e na participação para o desenvolvimento da Comunidade. A UPORTO conta ainda com 1 Business School, 16 bibliotecas e 12 museus, distribuídos por 3 campus universitários.

A UPORTO providencia um conjunto variado e excecional de cursos (mais de 280 programas de formação por ano), que cobrem diversas áreas de estudo, a todos os níveis do Ensino Superior, desde cursos conducentes a grau, a cursos de formação ao longo da vida. O conhecimento e competências veiculados aos estudantes da UPORTO são de dimensão vasta, diversificada e orientada para o futuro. Os ciclos de estudo da universidade, 1º ciclo (licenciatura) e mestrado integrado, 2º ciclo (mestrado), 3º ciclo (doutoramento) e formação ao longo da vida, cobrem os principais domínios científicos e as áreas de estudo de maior relevância. Por forma a assegurar um melhor ensino, a UPORTO conta com um corpo docente e com investigadores altamente qualificados e especializados, a maioria dos quais doutorados.

Os Recursos Humanos da universidade estão organizados em diferentes departamentos administrativos e técnicos, apresentando elevada qualificação; são responsáveis por manter a instituição operacional e bem-sucedida. A elevada qualificação do corpo docente, combinada com tecnologia e equipamento laboratorial, e relações próximas com o setor empresarial, asseguram uma formação de extrema qualidade, o que é amplamente reconhecido pelo mercado de trabalho.

Atualmente, a UPORTO apresenta 49 centros de investigação (9 dos quais são laboratórios associados), cobrindo uma grande variedade de áreas, desde as Humanidades às Ciências, Tecnologia e Saúde. Avaliada por painéis internacionais de especialistas independentes da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal, mais de metade destes centros de investigação obtiveram a avaliação de Excelente e Muito Bom. Muitos destes centros atuam como interface para as instituições, contribuindo para a unidade da Universidade, enquanto parceiro, a par com instituições com interesses externos.

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) tem como objetivo gerar e disseminar conhecimento em ciência e tecnologia, contribuindo para os grandes desafios globais da sociedade. Está posicionada como uma Instituição de Ensino Superior de excelência em Ciências Exatas e Naturais e suas aplicações tecnológicas, fornecendo uma formação multidisciplinar que alia a paixão pela descoberta com rigor académico e pragmatismo tecnológico. Desenvolve atividades de ID&I (Investigação, Desenvolvimento e Inovação) tendo em vista a excelência do ensino e o desenvolvimento da ciência e tecnologia, impulsionadas pela diversidade e qualidade de sua comunidade científica e colaborações internacionais. A FCUP entende o seu papel na sociedade como um terceiro pilar dinâmico através da educação contínua, ciência e tecnologia, valorização do conhecimento por meio de parcerias / consultoria e pretende atribuir aos seus alunos a capacidade de aplicar ciência e tecnologia para contribuir com um mundo sustentável.

A FCUP integra atualmente 6 departamentos académicos e 7 Unidades de Investigação de alto desempenho: o Centro de Física do Porto (CFP), o Centro de Geologia da Universidade do Porto (CGUP), o Centro de Investigação em Ciências Geo-Espaciais (CICGE), o Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP), o Centro de Matemática da Universidade do Porto (CMUP), o Instituto de Física dos Materiais da Universidade do Porto (IFIMUP) e o GreenUPorto – Centro de Investigação em Produção Agro-Alimentar Sustentável. É ainda parceira de outras 12 Unidades de Investigação de referência nacional e internacional.